O Arquivo - Victor Giudice
- Clara Suaiden
- 16 de out. de 2015
- 1 min de leitura
Olá gente,
Nem te conto o meu conto de hoje.
Seu nome é “O arquivo” do escritor, crítico, músico e professor Victor Giudice. Se trata de uma situação inaceitável, faz também uma espécie de crítica sobre o que a maioria dos trabalhadores brasileiros passam usando a ironia. A personagem principal do conto se chama joão, o autor colocou o nome com letras minúsculas como se tratasse de um substantivo comum, sem importância. A empresa onde joão trabalha não valoriza seu trabalho e sempre fala que está dando promoções quando na verdade são baixas no salário e mudança para um cargo menor.
Esse conto critica a situação dos trabalhadores no Brasil e o modo como eles são tratados por seus empregadores, mesmo tendo sido escrito na década de 1970 ainda é atual. Desde então os trabalhadores ganharam e vem ganhando mais direitos e leis que defendem seu espaço na sociedade, embora continuem sendo desumanizados, assim como joão o protagonista.
Na sociedade capitalista em que vivemos a maioria dos presidentes de grandes companhias não se importam com o bem estar dos trabalhadores, estão mais interessados em ganhar mais e mais dinheiro, acabam manipulando funcionários para que eles pensem que estão recebendo muito quando na verdade ocorre o contrário.
É um conto complexo que utiliza da metáfora para demostrar a realidade, principalmente porque no final o autor transforma joão em um arquivo de metal, desumanizando-o. O conto mostrar como os trabalhadores podem ser desvalorizados e tratados como objetos
Clara Suaiden
Comments